Prevalência de dismenorreia, sua associação com o envolvimento acadêmico geral e gerenciamento entre graduandos de enfermagem na Universidade de Peradeniya, Sri Lanka: Um estudo transversal

Journal of Endometriosis and Pelvic Pain Disorders, Ahead of Print.
Contexto: A dismenorreia ou períodos menstruais dolorosos é um dos problemas de saúde comuns que as estudantes universitárias vivenciam, o que interfere nas atividades acadêmicas e na qualidade de vida. Objetivos: Nosso objetivo foi encontrar a prevalência, intensidade, extensão do prejuízo no envolvimento acadêmico e eficácia de o manejo da dismenorreia entre estudantes de enfermagem da Universidade Peradeniya, Sri Lanka. Metodologia: Este estudo transversal envolveu 86 estudantes de enfermagem do sexo feminino que representaram todos os quatro anos acadêmicos. Foi utilizado um questionário autoaplicável. A intensidade e o nível de dismenorreia foram avaliados. Associação da extensão da deficiência no trabalho com o nível de dor determinado pela correlação de Pearson. A duração da dismenorreia persistiu antes e depois do manejo foi comparada usando teste t de amostra pareada. A eficácia do tratamento foi analisada usando o teste dos postos sinalizados de Wilcoxon. Resultados: A prevalência de dismenorreia foi de 97,7%. A maioria (54,7%) sofreu dor moderada. A idade média dos participantes foi de 24,02 (± 1,503). Durante o período de dismenorreia, 32,6%, 33,7% e 17,4% dos alunos experimentaram comprometimento leve, moderado e pesado do envolvimento acadêmico geral. Foi observada uma correlação positiva entre o nível de dor e a extensão do comprometimento acadêmico (p <0,05). A maioria praticava métodos farmacológicos e não farmacológicos de alívio da dor juntos. O valor do teste de classificação sinalizada de Wilcoxon revelou classificações mais negativas e redução estatisticamente significativa na intensidade no período pós-tratamento (z = -7,793, p = 0). A duração da dismenorreia pós-tratamento foi significativamente reduzida do que antes do tratamento (t76 = 8,984, p = 0). Conclusão: Uma porcentagem substancial dos alunos de graduação sofre de dismenorreia. Está associado ao comprometimento do engajamento acadêmico geral. Os estudantes de enfermagem conseguiram controlar a dismenorreia com sucesso.

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